Vertragsarbeit Mosambik-DDR

Madgermanes: Trabalhadores Moçambicanos contratados na RDA

Suche
Suche Menü

Wissenschaftler*innen fordern Entschädigung

Mehr als 100 Wissenschaftler und Wissenschaftlerinnen haben einen offenen Brief an die Bundesregierung verfasst, den wir hier dokumentieren.
Numa carta aberta ao governo federal, mais de 100 cientistas exigem uma compensação para os Madgermanes. É possível aderir à chamada.

FÜR ENTSCHÄDIGUNGSZAHLUNGEN AN DIE SOGENANNTEN MADGERMANES
Offener Brief an die Bundesregierung

PARA PAGAMENTOS DE COMPENSAÇÃO AOS MADGERMANES
Carta aberta ao governo alemão

Jeden Mittwoch demonstrieren in der mosambikanischen Hauptstadt Maputo ehemalige DDR-Vertragsarbeiter:innen. Die Rückkehrer:innen, in Mosambik „Madgermanes“ genannt, kämpfen seit Jahrzehnten um Anerkennung und um eine zumindest symbolische Entschädigung für einbehaltene Lohnzahlungen und Sozialversicherungsbeiträge.

In Deutschland erinnern zahlreiche Gedenkstätten, Archive, Vereine und Einrichtungen der politischen Bildung an das begangene Unrecht des SED-Regimes. Ein zentrales „Mahnmal für die Opfer kommunistischer Gewaltherrschaft in Deutschland“ ist in Planung. Forschungen zur DDR und zur Transformationsgeschichte werden seit den 1990er Jahren so intensiv und institutionell gefördert wie zu keiner anderen Epoche der deutschen Geschichte zuvor.

Umso irritierender ist, wie vergleichsweise geringen Widerhall die Forderungen der ehemaligen mosambikanischen Vertragsarbeiter:innen finden, die in der DDR um einen beträchtlichen Teil ihres Lohnes betrogen worden sind. Etwa 17.000 Frauen und Männer, im Alter von 18 bis 25 Jahren, kamen zwischen 1979 und 1989 in die DDR. Sie hofften auf Qualifizierung, doch landeten sie häufig an Arbeitsplätzen, die keine brauchbare Aus- und Fortbildung ermöglichten. Viele von ihnen, die nach 1989 nach Mosambik zurückkehren mussten, demonstrieren bis heute in verschiedenen mosambikanischen Städten: Sie fordern Anerkennung und zumindest symbolische Entschädigung. Mit diesem offenen Brief aus Wissenschaft und Erinnerungskultur wollen wir ihren Forderungen Nachdruck verleihen.
Als Wissenschaftler:innen erforschen wir unter anderem den Alltag und die Lebensbedingungen der Menschen in der DDR, Rassismus, Migration, (Post-)Kolonialismus und arbeiten in Erinnerungskultur und politischer Bildung daran, Bewusstsein für historisches Unrecht zu schaffen.

Mosambik war das Land des Globalen Südens, zu dem die DDR die intensivsten Beziehungen unterhielt. Junge mosambikanische Frauen und Männer stellten die zweitgrößte Gruppe der Arbeitsmigrant:innen. In vielen Aspekten lebten sie wie die vietnamesischen, kubanischen und angolanischen Arbeiter:innen in der DDR. Ein wichtiger Unterschied bestand jedoch darin, dass 25 und zeitweise bis zu 60 Prozent des monatlichen Nettolohnes der mosambikanischen Vertragsarbeiter:innen (oberhalb eines Sockels von 350 DDR-Mark) einbehalten wurden. Entgegen schriftlicher Vereinbarungen mit den Betrieben, die versprachen, das Geld würde zu ihren Gunsten auf Konten in Mosambik überwiesen, verblieben die Lohnanteile in der DDR. Die für die staatliche Devisengewinnung zuständige Kommerzielle Koordinierung (KoKo) verrechnete das Einkommen der mosambikanischen Arbeiter:innen mit den Staatsschulden der jungen Republik. Hinzu kommen bis heute nicht geklärte Rentenansprüche aus Einzahlungen der Vertragsarbeiter:innen in das DDR-Sozialsystem. Mosambikanische Frauen waren wie die anderen Vertragsarbeiter:innen mit geschlechts¬spezifischer Diskriminierung konfrontiert. Da Schwangerschaft als Beeinträchti-gung der Arbeitskraft klassifiziert wurde, standen sie in der Regel vor der Alternative Abbruch oder Abschiebung ins Herkunftsland.

Betroffene und Interessenvertreter:innen formulierten 2019 das Magdeburger Memorandum auf der Tagung „Respekt und Anerkennung für mosambikanische Vertragsarbeiter*innen, Madgermanes und die Schüler*innen der Schule der Freundschaft“. Wir unterstützen die darin formulierten Forderungen nach finanzieller Entschädigung sowie nach transparenter Aufarbeitung der offenen juristischen Fragen.
Mit diesem Brief bitten wir als Wissenschaftler:innen die Bundesregierung um rasche und unbürokratische Entschädigungszahlungen. Die betroffenen Frauen und Männer sind im fortgeschrittenen Alter, viele sind bereits gestorben. Sie leben in einem der ärmsten Länder der Welt. Die Bundesrepublik Deutschland hat es im Zuge der Wiedervereinigung versäumt, für die Situation der Vertragsarbeiter:innen angemessen Verantwortung zu übernehmen. Mehr als 30 Jahre nach dem Ende der DDR ist es überfällig, das Unrecht, das diese Menschen erlitten haben, anzuerkennen und finanzielle Entschädigung zu leisten.

Ich möchte mit unterzeichnen!

Erstunterzeichner:innen Stand 11. April 2021

  1. Dr. Maria Alexopoulou, Historikerin, Migrations- und Rassismusgeschichte, Zentrum für Antisemitismusforschung, Technische Universität Berlin
  2. PD Dr. Knud Andresen, Historiker, Forschungsstelle für Zeitgeschichte in Hamburg
  3. Prof. Dr. Iman Attia, Sozialpädagogin, Erziehungswissenschaften und Rassismusforschung, Alice Salomon Hochschule Berlin
  4. Prof. Dr. Maureen Maisha Auma, Erziehungswissenschaftlerin und Geschlechterforscherin, Kindheit und Differenz (Diversity Studies), Hochschule Magdeburg-Stendal
  5. Dr. Felix Axster, Historiker, Zentrum für Antisemitismusforschung und Forschungsinstitut Gesellschaftlicher Zusammenhalt
  6. Katrin Bahr, Ph.D., Historikerin, Visiting Assistant Professor, Centre College, KY, USA
  7. Christine Bartlitz, Historikerin/Redakteurin, ZZF Potsdam
  8. Prof. Dr. Manuela Boatcă, Soziologin, Soziologie und Global Studies, Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
  9. Prof. Dr. Frank Bösch, Historiker, Universität Potsdam
  10. Prof. Dr. Ulrich Brand, Politikwissenschaftler, Internationale Politik, Universität Wien
  11. Nikolai Brandes, Politikwissenschaftler, Postdoctoral Researcher, Dänisches Nationalmuseum Kopenhagen
  12. Dr. Jutta Braun, Historikerin, ZZF Potsdam
  13. Jens Brinkmann, Historiker, ZZF Potsdam
  14. Dr. Eric Burton, Historiker, Assistenzprofessor für Globalgeschichte, Universität Innsbruck
  15. Tahir Della, Sprecher der Initiative Schwarze Menschen in Deutschland
  16. Dr. Marion Detjen, Historikerin, Bard College Berlin
  17. Prof. Dr. Burcu Dogramaci, Historikerin, Kunstgeschichte, LMU München
  18. Dr. phil. Axel Doßmann, Historiker, BMBF-Verbund „Diktaturerfahrung und Transformation“, Universität Jena
  19. Dr. Tobias Ebbrecht-Hartmann, Historiker/Filmwissenschaftler, DAAD Center for German Studies, The Hebrew University of Jerusalem
  20. Prof. Dr. Andreas Eckert, Historiker, African History, Humboldt University Berlin
  21. Dr. Isabel Enzenbach, Historikerin, Zentrum für Antisemitismusforschung, TU Berlin
  22. Prof. Dr. Klaus Fitschen, Theologe/Kirchenhistoriker, Theologische Fakultät der Universität Leipzig
  23. Prof. Dr. Naika Foroutan, Politik- und Sozialwissenschaftlerin, Integrationsforschung und Gesellschaftspolitik, Direktorin des DeZIM-Institut
  24. Bernd Gehrke, Publizist, Berlin
  25. Prof. Winfried Gerling, Medienwissenschaftler, Europäische Medienwissenschaft, Fachhochschule Potsdam
  26. Dr. Jens Gieseke, Historiker, ZZF Potsdam
  27. Dr. Sandra Gruner-Domic, Anthropology and History, independent researcher, Los Angeles
  28. Dr. Noa K. Ha, Stadt-, Migrations- und Rassismusforschung, DeZIM-Institut Berlin
  29. Immanuel R. Harisch, Historiker, Geschichte, Forschungsplattform Mobile Kulturen und Gesellschaften, Universität Wien
  30. Dr. Gerda Heck, Assistant Professor for Sociology, Department of Sociology, Egyptology, and Anthropology (SEA) and Center for Migration and Refugee Studies (CMRS), The American University in Cairo
  31. Prof. Dr. Kirsten Heinsohn, Historikerin, Stellvertretende Direktorin Forschungsstelle für Zeitgeschichte Hamburg
  32. Dr. Enrico Heitzer, Historiker und Politikwissenschaftler
  33. Emilia Henkel, Historikerin, Forschungsverbund Diktaturerfahrung und Transformation, Friedrich-Schiller-Universität Jena
  34. Prof. Dr. Cordelia Heß, Historikerin, Geschichtswissenschaft, Universität Greifswald
  35. Dr. Renate Hürtgen, Historikerin, Berlin
  36. Prof. Dr. Jens Jäger, Historiker, Universität zu Köln
  37. Prof. Dr. Anke John, Geschichtsdidaktikerin, Professur für Geschichtsdidaktik, Universität Jena
  38. Prof. Barbara John, Politologin, Berlin
  39. Brenda Akele Jorde, Filmuniversität Babelsberg Konrad Wolf
  40. Dr. Maren Jung-Diestelmeier, Historikerin, Berlin
  41. Prof. Dr. Susan Kamel, Museologin/Arabistin, Museummanagement und -kommunikation, HTW Berlin
  42. Dr. Heike Kanter, Soziologin/Bildforscherin, Halle
  43. Dr. Serhat Karakayali, Leiter der Abteilung Migration am DeZIM-Institut
  44. Dr. Jan-Holger Kirsch, Historiker/Redakteur, Berlin/Potsdam
  45. Dr. Martina Kleinert, Ethnologin, Südseesammlung und Historisches Museum Obergünzburg
  46. Dr. Christoph Kreutzmüller, Historiker, Gedenk- und Bildungsstätte Haus der Wannsee-Konferenz
  47. Dr. Michaela Kuhnhenne, Erziehungswissenschaftlerin, Düsseldorf, für den Vorstand der German Labour History Association e.V. (GLHA)
  48. PD Dr. Jeannette van Laak, Historikerin, Universität Halle-Wittenberg
  49. Prof. Dr. Dirk van Laak, Historiker, Universität Leipzig
  50. Dr. Thorolf Lipp, Ethnologe und Filmemacher, Berlin
  51. Dr. Annette Leo, Historikerin, Berlin
  52. Prof. Dr. Thomas Lindenberger, Historiker, Hannah-Arendt-Institut für Totalitarismusforschung an der Technischen Universität Dresden
  53. Dr. Urs Lindner, Philosoph, Max-Weber-Kolleg der Universität Erfurt
  54. Jessica Lindner-Elsner, Historikerin, ZZF Potsdam
  55. Prof. Dr. Elisio Macamo, Soziologe mit Schwerpunkt Afrika, Universität Basel
  56. Prof. Dr. Hanna Meißner, Soziologin, Zentrum für Interdisziplinäre Frauen- und Geschlechterforschung, TU Berlin
  57. Dr. des. Christiane Mende, Historikerin, Potsdam
  58. Dr. Meron Mendel, Erziehungswissenschaftler, Bildungsstätte Anne Frank
  59. Prof. Dr. Matthias Middell, Historiker, Research Centre Global Dynamics, Universität Leipzig
  60. Razak Minhel, Geschäftsführer Multikulturelles Zentrum Dessau e.V.
  61. Prof. Dr. Maren Möhring, Historikerin, Vergleichende Kultur- und Gesellschaftsgeschichte, Institut für Kulturwissenschaften, Universität Leipzig
  62. Robert Mueller-Stahl, Historiker, ZZF Potsdam
  63. Phương Thúy Nguyễn, Kulturwissenschaftlerin, Hochschule Mittweida & Werdauer Initiative gegen Rassismus
  64. Gisela Noack, Pfarrerin i.R., Halle-Salle
  65. Axel Noack, Bischof i.R., Halle-Saale
  66. Katharina Oguntoye, Historikerin, Joliba, Interkulturelles Netzwerk in Berlin e.V.
  67. Apl. Prof. Dr. Jochen Oltmer, Historiker und Migrationsforscher, Institut für Migrationsforschung und Interkulturelle Studien (IMIS) der Universität Osnabrück
  68. José Paca, Vorsitzender Dachverband der Migrant*innenorganisationen in Ostdeutschland
  69. Prof. Dr. Gerhard Paul, Historiker, Flensburg
  70. Redaktion PERIPHERIE, Münster
  71. Dr. Patrice G. Poutrus, Historiker, BMBF-Verbund „Diktaturerfahrung und Transformation“, Universität Erfurt
  72. Prof. Dr. Kim Christian Priemel, Europäische Zeitgeschichte, Universität Oslo
  73. Dr. Ann-Judith Rabenschlag, Historikerin, Institut für Geschichtswissenschaften, Stockholm Universität
  74. Prof. Dr. Heike Radvan, Erziehungswissenschaftlerin, BTU Cottbus-Senftenberg
  75. Prof. em. Dr. Dr. hc. Wolfgang Reinhard FBA, Neuere Geschichte, Universität Freiburg
  76. Dr. Mohammad Sarhangi, Historiker, Berlin
  77. Mag.a Michaela Scharf, Historikerin, Ludwig Boltzmann Institute for Digital History, Wien
  78. Prof. Dr. Marcia C. Schenck, Historikerin, Historisches Institut, Universität Potsdam
  79. Dr. Eva Schöck-Quinteros, Historikerin, Universität Bremen
  80. Prof. Dr. Stefanie Schüler-Springorum, Historikerin, Zentrum für Antisemitismusforschung, TU Berlin
  81. PD Dr. Julia Schulze Wessel, Politikwissenschaftlerin, Institut für angewandte Demokratie- und Sozialforschung
  82. Dr. Annette Schuhmann, Historikerin, Projektleitung zeitgeschichte|online, ZZF Potsdam
  83. Prof. Dr. Helen Schwenken, Migrationsforscherin, Direktorin des Instituts für Migrationsforschung und Interkulturelle Studien (IMIS) an der Universität Osnabrück
  84. Sandra Starke, Historikerin, ZZF Potsdam
  85. Danilo Starosta, Berater/Publizist, Dresden
  86. Jun.-Prof. Dr. Cécile Stehrenberger, Historikerin, Bergische Universität Wuppertal
  87. Helen Thein-Peitsch, Bibliothekarin, ZZF Potsdam
  88. Dr. habil. Christoph Thonfeld, Historiker, KZ-Gedenkstätte Dachau
  89. Prof. Dr. phil. Vassilis S. Tsianos, Migrationssoziologie, Fachhochschule Kiel
  90. Prof. Dr. Mathias Tullner, Historiker, Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg
  91. Henrike Voigtländer, Historikerin, ZZF Potsdam
  92. Dr. habil. Annette Vowinckel, Historikerin, ZZF Potsdam/Humboldt-Universität zu Berlin
  93. Dr. Iris Wachsmuth, Historikerin, Neue AG für Zeitgeschichte + SozioAnalysen e.V.
  94. Prof. Dr. Jens-Christian Wagner, Historiker, Lehrstuhl für Geschichte in Medien und Öffentlichkeit an der Universität Jena
  95. Malte Wandel, Fotograf, München/Köln
  96. Birgit Weyhe, Illustratorin, Hamburg
  97. Prof. Dr. Michael Wildt, Historiker, Deutsche Geschichte im 20. Jahrhundert mit Schwerpunkt im Nationalsozialismus, Humboldt-Universität zu Berlin
  98. Wissenschaftliche Vereinigung für Entwicklungstheorie und Entwicklungspolitik e.V. (WVEE)
  99. PD Dr. habil. Frank Wolff, Historiker, Institut für Migrationsforschung und Interkulturelle Studien (IMIS) der Universität Osnabrück
  100. Prof. Dr. Aram Ziai, Politikwissenschaftler, Uni Kassel
  101. Cynthia Zimmermann, Erziehungswissenschaftlerin, Initiative 12. August

PARA PAGAMENTOS DE COMPENSAÇÃO AOS MADGERMANES

Carta aberta ao governo alemão

Todas as quartas-feiras, antigos trabalhadores contratados da RDA manifestam-se no capital moçambicano, Maputo. Os retornados, chamados “Madgermanes” em Moçambique, lutam há décadas pelo reconhecimento e pelo menos por uma compensação simbólica dos pagamentos de salários retidos e das contribuições para a segurança social.

Na Alemanha, numerosos memoriais, arquivos, associações e instituições de educação política comemoram as injustiças cometidas pelo regime SED. Está a ser planeado um “Memorial às Vítimas da Tirania Comunista na Alemanha” central. Desde os anos 90, a investigação sobre a RDA e a história da transformação tem sido promovida mais intensa e institucionalmente do que em qualquer outro período da história alemã anterior.

Por conseguinte, é ainda mais irritante que as reivindicações dos antigos trabalhadores contratados moçambicanos, que foram enganados a uma parte considerável dos seus salários na RDA, tenham tido comparativamente pouca resposta. Cerca de 17.000 mulheres e homens, de 18 a 25 anos de idade, vieram para a RDA entre 1979 e 1989. Esperavam ganhar qualificações, mas muitas vezes acabavam em empregos que não proporcionavam educação e formação úteis. Muitos deles, que tiveram de regressar a Moçambique depois de 1989, ainda hoje se manifestam em várias cidades moçambicanas: exigem reconhecimento e pelo menos uma compensação simbólica. Com esta carta aberta da academia e da cultura da lembrança, queremos dar peso às suas exigências.
Como cientistas, investigamos, entre outras coisas, a vida quotidiana e as condições de vida das pessoas na RDA, o racismo, a migração, o (pós)colonialismo e trabalhamos na cultura da recordação e na educação política para criar consciência da injustiça histórica.

Moçambique foi o país do Sul Global com o qual a RDA manteve as relações mais intensas. Os jovens moçambicanos, mulheres e homens, constituíram o segundo maior grupo de trabalhadores migrantes. Em muitos aspectos viveram como os trabalhadores vietnamitas, cubanos e angolanos na RDA. Uma diferença importante, contudo, foi que 25 e por vezes até 60 por cento do salário mensal líquido dos trabalhadores contratados moçambicanos (acima de uma base de 350 marcos da RDA) foram retidos. Ao contrário dos acordos escritos com as empresas, que prometeram que o dinheiro seria transferido para contas em Moçambique em seu benefício, os títulos de participação salarial permaneceram na RDA. A Coordenação Comercial (KoKo), que era responsável pela aquisição de moeda estrangeira pelo Estado, compensou os rendimentos dos trabalhadores moçambicanos com a dívida nacional da república jovem. Além disso, existem ainda pedidos de pensão não resolvidos de pagamentos efectuados por trabalhadores contratados para o sistema de segurança social da RDA. As mulheres moçambicanas, tal como outros trabalhadores contratados, foram confrontadas com a discriminação específica do género. Uma vez que a gravidez foi classificada como uma diminuição da força de trabalho, eram normalmente confrontados com a alternativa de aborto ou deportação para o seu país de origem.

As pessoas afectadas e os interessados formularam o Memorando de Magdeburg em 2019 na conferência “Respeito e reconhecimento dos trabalhadores contratados moçambicanos, Madgermanes e os estudantes da Escola de Amizade”. Apoiamos as exigências aí formuladas de compensação financeira, bem como de tratamento transparente das questões jurídicas abertas.
Com esta carta pedimos ao governo alemão o pagamento rápido e não burocrático de indemnizações. As mulheres e os homens afectados são de idade avançada, muitos já morreram. Vivem num dos países mais pobres do mundo. No decurso da reunificação, a República Federal da Alemanha não assumiu a responsabilidade adequada pela situação dos trabalhadores contratados. Mais de 30 anos após o fim da RDA, é esperado que se reconheça a injustiça sofrida por estas pessoas e que se conceda uma compensação financeira.

7 Kommentare Schreibe einen Kommentar

  1. Quero de fundo do meu coração,e dos meus colegas Madgermanys,agradecer este trabalho há todos os assinantes desta Carta Aberta não tenho palavras .São 31 anos de luta e nunca tivemos apoio desye tamanho.Mais uma vez muito obrigado á todas e todos os Historiadores.Pelos Direitos Humanos lutaremos até ao ultimo Homem. David Mavinguane Macau.

    Antworten

  2. Na verdade quero concordar que a queda do muro Berlin,teve influência da nossa retirada obrigatöria da Alemanha: Os grupos de jovens nazistas tiveram muita força de agredirem estrangeiros: Como foi o caso de Hoyerswerda em 1990 e 1991, a resposta do governo foi: Recolher todos moçambicanos para regressarem á sua terra da origem,e não combater a discriminação racial. Industria mineira de Cottbus,enserrou as suas portas em 2017,quer dizer ainda tinhamos chance de continuar trabalhar.A política é que nos mandou embora da Alemanha. A exigência de pagamento da Indeminização pelos danos causados é muito justo,e merecido.David Macou

    Antworten

  3. Não compreendemos porquê é que até agora a nossa contribuição de Segurança Social,Pensão da velhice,Subsídio de desemprego continua retido na Alemanha.? O que dita essa retição,uma vez que nós regressamos há Moçambique á mais de três decadas(30 anos)? David Mavinguane Macau

    Antworten

  4. Como se explica que um grupo de 21.000 jovens sem o seu consentimento trabalhassem para pagar á dívida do Estado moçambicano? Na altura o sindicado(FDGB) qual era o seu papel na defesa doa Direitos Humanos? Sabendo que os sindicatos é para defender o interesse do trabalhador?Será que foram respeitados os princípios emanados na Carta Universal dos Direitos Humanos? David Mavinguane Macau

    Antworten

  5. Merecemos sim uma compensação tomando em consideração da falta de atenção do governo apôs a queda do Muro de Berlin!A falta de atenção a discriminação racial que passavamos no nosso dia a dia,no trabalho e nos tempos livres: Dando exemplo: Negro( neger)Vai estar chucuro aqui( es wird dunkel ihr) carvão( kohl) chocolate( chokolate),etc,etc.era insuportãvel e isto tudo mais não tinhamos como. A cumplicidade da Alemanha em nos esturquir o nosso salário, e derecionar para pagar a dívida do Estado moçambicano como se de escravo se trata se e mais aspectos fora do contexto dos Direitos Humanos(Imaginem como foram os 12 anos de trabalhos sem interropção,á ouvir todos os dias humilhações,ofensas morais,discriminação racial,dentro e fora da empresa,o tratamento estava fora do comum!!Merecemos sim uma compensação,Aguardamos a sensibilidade do governo Alemão!!!David Macou

    Antworten

  6. Finalmente, há uma iniciativa comprometida da Alemanha para apoiar as demandas políticas dos Mandjermanos, um dos mais antigos movimentos sociais em Moçambique, com referência direta à história (fragmentada) de Alemanha e à exploração da forca de trabalho de Mocambique. O movimento ja ocupou a embaixada de Alemanha em Maputo, sem resultados e mesmo sem disseminação na mídia em Alemanha. Vamos esclarecer essa injustiça! Alemanha tem uma responsibilidade imensa.

    Antworten

  7. Lamentamos bastante, visto que já perdemos muitos irmãos nessa luta, alguns assassinados em pleno exercício de reevendicação dos nossos direitos, alguns por motivos de doenças naturais . Ser Madjerman é motivo de alta descriminação por parte do Governo de Moçambique e por alguns cidadãos Moçambicanos, SerMadjermany é visto por muitos como marginal, não adianta fazer menção num CV, que teve formação profissional na RDA, isso retira a vantagem de ter a vaga…….Lamento com lágrimas nos meus olhos. Apenas um pequeno testemunho meu

    Antworten

Schreibe einen Kommentar zu David Mavinguane Macau Antworten abbrechen

Pflichtfelder sind mit * markiert.